Em casa ou na maternidade?

18 jun

O Fantástico exibiu no programa de 10.06.2012 uma reportagem sobre parto domiciliar. A matéria comentou o vídeo (abaixo) de parto da Sabrina Ferigato, que já teve mais de 2,5 milhões de visualizações no You Tube. Produzido pelo Grupo Samaúma de Parto Humanizado e Além D’Olhar Fotografia, a matéria virou polêmica em mais de 25 cidades do Brasil.

 

A reportagem, através da parteira e obstetriz Ana Cristina Duarte, ressaltou a liberdade de movimentos e escolhas que caracterizam o parto natural domiciliar. Porém, a posição do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), não recomendam o parto domiciliar (devido aos riscos, bactérias e infecções e o bebê não contar com uma UTI NEO).

No programa deste domingo, 17.06, o Fantástico mostrou a repercussão da matéria e a revolta de muitas mulheres que defendem o parto em casa. Mulheres de ao menos 21 cidades do país foram às ruas neste fim de semana (16 e 17) pelo direito de grávidas decidirem se querem ter seus filhos em casa ou no hospital.

A “Marcha do Parto em Casa” começou a ser organizada nas redes sociais após o Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro) pedir à entidade paulista, o Cremesp, a punição do obstetra Jorge Francisco Kuhn, que defendeu o direito de mulheres saudáveis optarem pelo parto domiciliar.

E você, é a favor da escolha pessoal de cada mulher por seu parto natural em casa ou na maternidade?

2 Respostas to “Em casa ou na maternidade?”

  1. Tati 18 de junho de 2012 às 14:29 #

    É uma pena que, mesmo se tratando de saúde, os CONSELHOS são políticos!
    Só mais uma linha pra Lei do Ato Médico!
    Está na Constituição que todo cidadão tem o direito de ir e vir, a mesma interpretação vale para a decisão de quem estará ao seu lado nesse momento e principalmente ONDE!

  2. Ana carolina 18 de junho de 2012 às 19:41 #

    Acho que ter livre escolha tudo bem, concordo que as mães devem escolher onde querem ter. Porém, acho muito arriscado fazer em casa, eu nao faria!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: