Amamentação: tranquilidade sim, estresse não!

13 jun

Essa é para as gravidinhas e seus amigos/parentes mais próximos:

Você sabia que uma situação de estresse pode reduzir o leite ou até que o reflexo do leite seja inibido? Está comprovado que os hormônios do estresse são capazes de inibir a ação da prolactina (produção do leite) e da ocitocina (descida do leite).

Eu confesso que nem todos os momentos são de tranquilidade. Conto com a ajuda do meu esposo no dia a dia, sempre que pode, e digo aos papais que não apoiam nem ajudam a mamãe durante a amamentação, seja com os outros filhos, com a casa ou simplesmente não trazendo um copo de água quando sua mulher estiver oferecendo o peito para o bebê, saibam que são atitudes que deixam a mamãe preocupada com “muito mais coisas” do que somente a amamentação, deixando-a ainda mais intranquila.

Mãezinha, lembre-se: problemas no trabalho ou uma depressão também são fatores da inibição da produção e descida do leite.

Caso você não tenha como pedir, mostre o post aos seus parentes ou amigos:

Você precisa ficar longe de qualquer estresse. Seu bebê irá lhe tomar todo o tempo do mundo e seus hormônios estarão uma loucura. 

Além disso, mamães estressadas sentem mais dificuldades em acomodar direitinho a criança no peito. Quando fico assim, sinto dificuldade mesmo e vou fazendo o possível para relaxar: respiração, água, postura… Porque, caso contrário, o bebê poderá não abocanhar direito a aréola, sugando com deficiência e, consequentemente, se alimentando pouco. Como a sucção libera a ocitocina, a descida do leite também estará prejudicada. A consequência desses dois fatores juntos: choro do bebê por fome e mais estresse por parte da mamãe, tornando um ciclo vicioso até haver o desmame precoce.

A mãe deve amamentar com tranquilidade para que o leite desça e o bebê abocanhe adequadamente o mamilo para que todos os hormônios do organismo da mamãe funcionem da maneira mais sincronizada possível.

Dicas: 

1. Na hora de amamentar procure um lugar bem sossegado e que ninguém atrapalhe esse momento tão prazeroso e importante tanto para mamãe e bebê.

2. Não se sinta mal educada de pedir que uma visita vá embora ou não venha até a sua casa está se sentindo cansada. Aproveite o momento para descansar.

3. Peça ajuda sempre seja de profissionais ou mesmo do maridão.

Amamentar não é instintivo. É um ato a ser aprendido e que precisa de tranquilidade.

Profissional em amamentação: Fono Tatiane Girardi Bernardes (www.facebook.com/fonotatiane.girardibernardes)
Fonte: Guia do bebê

Boa sorte a todas!!!  Beijokas

4 Respostas to “Amamentação: tranquilidade sim, estresse não!”

  1. Ana Bonfim 13 de junho de 2012 às 22:38 #

    Lindo Artigo. Bem detalhado e com cheirinho de mãe mesmo!
    Beijos.

    • Francine Constante 14 de junho de 2012 às 0:05 #

      A Maithe não me deixava nem falar…se eu conversasse ela parava de mamar e ficava me olhando!!

  2. Tati 18 de junho de 2012 às 14:23 #

    Rê!

    Só tenho que te parabenizar, os créditos são todos pra vocÊ!!!
    Todas as mãezinhas sabem como é complicado e/ou quase impossível passar pelas primeiras 3 semanas de amamentação sem rachadura, comprometendo a nutrição, ganho de peso e estresse do babê!
    Mas você foi incrível, seguiu todas as orientações e o mais importante, foi disciplinada! Muito! Quantas vezes não teve vontade de deixar a Julinha com a pega errada, porque ela demonstrava prazer e tranquilidade? Mas sabendo que poderia acarretar em perda de peso, deglutição do ar (causando cólica) e rachaduras no mamilo, manteve-se firme e retirou de maneira correta, toooooooodas as vezes que percebeu a pega errada!
    Te garanto, tem que ser muito forte pra conseguir!!!
    Estou muito orgulhosa de você!
    A experiência da amamentação da Julinha irá se refletir tanto no prazer da alimentação, como na mastigação, fala e crescimento orofacial ordenado!

    Beijão imenso nas duas!

    • cheirinhodemae 26 de junho de 2012 às 2:08 #

      Foi complicado, difícil, mas com sua ajuda deu certo! Obrigada! Estou amando amamentar!Julinha tb agradece!!!
      bjssssss

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: